quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Amor e Amizade

Laura perde tudo na vida. Mary casa por orgulho. Histórias que retractam a vida juvenil do século XVIII.

Laura para Marianne:
Laura está a jantar com os pais quando batem à porta. Surge um cavalheiro apelidado de Edward que está perdido juntamente com o seu criado. A família dá-lhe guarida e, imediatamente, aceita o casamento com a filha, tal foi o amor ao primeiro cruzar de olhos. O recente casal junta-se a a Augustus e Sophia, mas rapidamente enfrentam problemas sociais e económicos.


Mary para Fanny:
Mary é pedida em casamento por um homem mais velho, feio e repugnante. Tem em mãos a decisão de herdar uma boa fortuna, subir no estatuto social e ser a primeira das irmãs a casar. Sophie e Georgiana enganam Mary, levando-a a assumir que qualquer uma lhe tiraria o noivo.


Outras vidas enchem este livro de exemplos de histórias de jovens desesperadas, apaixonadas, confusas. "Amor e Amizade" fala muito vagamente sobre os jovens dos séculos passados.

A autora, talvez por ter escrito a narrativa quando ela própria se encontrava na puberdade, demonstra alguma imaturidade na escrita e transmite uma amálgama de sentimentos que se confundem em histórias mirabolantes. Um livro que não retracta a qualidade que Jane Austen adquiriria anos mais tarde.

Iletradas
Autor     Jane Austen
Publicação    2006
Editora    Publicações Europa-América
ISBN    9721056820

Sem comentários:

Enviar um comentário