segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Grande Industrial


Clara, de apenas 22 anos, tinha a vida toda planeada, mas de um dia para o outro descobre que o seu amor prometido tem outros interesses. Gastão está longe e deixa de escrever à sua noiva após saber que a sua família está com graves problemas financeiros.

Contudo, o amor estava mais perto do que era de esperar. Do outro lado da vedação vivia Filipe, um industrial que conhece Octávio, irmão de Clara, durante uma caçada. O vizinho, que sempre estivera perdidamente apaixonado, aproveita então a oportunidade para se aproximar de Clara.

Entretanto, Gastão anuncia que vai casar com a maior inimiga da sua ex-noiva e esta para fugir às más línguas decide casar com Filipe o mais rápido possível. O desgosto de ter sido deixada por outro homem transporta Clara para um grave estado de depressão e enlouquece.  Logo após o casamento Clara deixa bem claro de que não tem nada a ver com o marido e que se trata apenas de uma união de aparências.

Filipe decide então que a mulher não merece o seu amor, mas que também não lhe dará a satisfação de destruir a sua carreira enquanto homem de negócios. Gastão entra mais tarde em cena de novo e traz uma reviravolta surpreendente.

Este é um romance histórico do final do século XIX que retrata a vida de uma mulher condenada ao seu próprio destino, mas que enfrenta as más decisões tomadas em função das aparências. Um livro interessante, mas pouco cativante para a leitura. 

Iletradas
Autor     Georges Ohnet
Publicação    1979
Editora    Colecção Saraiva

Sem comentários:

Enviar um comentário