domingo, 12 de janeiro de 2014

Casamento em Dezembro

Um grande leque de personagens. Histórias do passado, do presente e do futuro. Um casamento rodeado de tristezas. São estas as informações que melhor descrevem a narrativa deste romance.

Quando um grupo de amigos se revê após longos anos de separação são muitas as novidades a contar, mas são também imensas as questões que ficaram por resolver no passado. O casamento de dois deles é o pretexto para que os velhos "amigos" (será que ainda o são?) se reúnam.


Até aqui parece tratar-se de um momento feliz na vida das personagens, mas, na verdade, não o é. A noiva enfrenta uma doença grave, os convidados guardam mágoas nunca saradas e o que seria uma festa transforma-se num pesadelo. Amores antigos regressam do passado para assombrar o presente e, enquanto uns revelam os seus segredos mais profundos, outros procuram ultrapassar este reencontro o mais rápido possível. 

As histórias têm potencial para criar um romance interessante. Contudo, a autora não consegue cruzá-las de forma lógica, o que transforma o livro numa mistura de vidas desligadas umas das outras. Não incentiva a leitura e até o final - que deve procurar deixar uma marca no leitor - é completamente despropositado. E mais não digo.

Iletradas
Autor     Anita Shreve
Publicação    2007
Editora    Edições ASA
ISBN    9789724153230

Sem comentários:

Enviar um comentário