segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Grande Industrial


Clara, de apenas 22 anos, tinha a vida toda planeada, mas de um dia para o outro descobre que o seu amor prometido tem outros interesses. Gastão está longe e deixa de escrever à sua noiva após saber que a sua família está com graves problemas financeiros.

Contudo, o amor estava mais perto do que era de esperar. Do outro lado da vedação vivia Filipe, um industrial que conhece Octávio, irmão de Clara, durante uma caçada. O vizinho, que sempre estivera perdidamente apaixonado, aproveita então a oportunidade para se aproximar de Clara.

Entretanto, Gastão anuncia que vai casar com a maior inimiga da sua ex-noiva e esta para fugir às más línguas decide casar com Filipe o mais rápido possível. O desgosto de ter sido deixada por outro homem transporta Clara para um grave estado de depressão e enlouquece.  Logo após o casamento Clara deixa bem claro de que não tem nada a ver com o marido e que se trata apenas de uma união de aparências.

Filipe decide então que a mulher não merece o seu amor, mas que também não lhe dará a satisfação de destruir a sua carreira enquanto homem de negócios. Gastão entra mais tarde em cena de novo e traz uma reviravolta surpreendente.

Este é um romance histórico do final do século XIX que retrata a vida de uma mulher condenada ao seu próprio destino, mas que enfrenta as más decisões tomadas em função das aparências. Um livro interessante, mas pouco cativante para a leitura. 

Iletradas
Autor     Georges Ohnet
Publicação    1979
Editora    Colecção Saraiva

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PerfIletrado: Miguel Sousa Tavares

Nascimento 
25 de Junho de 1950


Biografia Nasceu no Porto, mas licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa. É filho de Francisco Sousa Tavares e da escritora Sophia de Mello Breyner Andersen.



Experiência Profissional Trabalhou como Advogado e, em 1978, estreou-se como jornalista na Radiotelevisão Portuguesa. Director da Sábado (1989). Colaborador do Público (1990-2002), da "A Bola", da "Máxima" e do "Diário Digital". Escreveu e colaborou com vários órgãos de Comunicação Social. Actualmente é comentador na SIC e no Expresso.

Obras Publicadas

Um Nómada no Oásis (1994)
Anos Perdidos (2001)
Não te deixarei morrer, David Crockett (2001)
Equador (2003)

Sul Viagens (2004)
O Segredo do Rio (2004)
O Planeta Branco (2005)
Rio das Flores (2007)
No Teu Deserto (2009)
"Ukuhamba" (2010)
Ismael e Chopin (2010)
A História não acaba assim (2012)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Equador


Luís Bernardo Valença é solteiro, tem apenas 37 anos e uma vida estável em Portugal, mas ambiciona chegar longe. Sem nada que o prenda às origens (e com razões fortes para as abandonar), aceita ser governador de São Tomé e Príncipe, uma das colónias portuguesas em 1905.

Com o apoio do amigo João, a única pessoa que lhe é querida na vida, parte para uma missão difícil e até perigosa. A sua função é convencer o representante de Inglaterra, David Jameson, de que Portugal não pratica escravatura no país em questão. Desta forma, antes da chegada do embaixador, Luís percorre São Tomé de lés a lés e descobre muito mais do que podia imaginar.

Milhares de trabalhadores não sabem ler nem escrever e muito menos sabem (ou querem) responder às questões do governador. As pressões dos donos das roças rapidamente transformam a atitude de Luís, cuja missão passa a ser a transformação desta "amostra de mundo", adoptando a posição que deveria defender com unhas e dentes.

David, que parte da Índia para evitar a sua desonra e da esposa Ann, que acaba por se tornar amante de Luís. A amizade entre o trio torna-se tensa, principalmente quando os negócios se intrometem nas decisões. Luís passa a viver com medo e com frequentes reflexões sobre a sua verdadeira personalidade.

"Equador" mistura ingredientes escaldantes para um leitor apaixonado e arrebata-o com um final surpreendente. Um livro que não permite a paragem da leitura. Para devorar até à última palavra.


Iletradas
Autor     Miguel Sousa Tavares
Publicação    2003
Editora    Oficina do Livro
ISBN    9895550138

quarta-feira, 14 de março de 2012

PerfIletrado: Richard Paul Evans


Nome Completo
Richard Paul Evans

Nascimento 
11 de Outubro de 1962






Biografia Estudou em Cottonwood High School, em Salt Lake City, e completou o Bacharelato na Universidade de Utah (1984). 

Experiência Profissional Trabalhou como Executivo de Publicidade. Escreveu um conto de Natal, "The Christmas Box", para os seus filhos e publicou-o em 1993, tornando-se um êxito nacional. O livro foi transformado em série de televisão, contando com a participação de Richard Thomas e Maureen O'Hara. "Timepiece", "The Locket" e "A Perfect Day" foram também transpostos para o ecrã.



Obras Publicadas 
The Christmas Box (1994)
Timepiece (1996)
The Letter (1996)
Chrismtas Every Day (1996)
First Gift of Christmas (1996)
The Locket (1998)
The Dance (1999)
The Looking Glass (1999)
The Carousel (2000)
The Last Promise (2002)
A Perfect Day (2003)
The Sunflower (2005)
Finding Noel (2006)
The Gift (2007)
Grace (2008)
The Christmas List (2009)
The Walk (2010)
Promise Me (2010)
Miles to Go (2011)
Michael Vey: The Prisioner of Cell 25 (2011)

terça-feira, 6 de março de 2012

O Dom


Quem nunca sonhou em ter um dom, um talento? Todos nós, pelo menos uma vez, fantasiámos em ser extraordinários em algo, por mais simples que seja. 

Collin não precisou de sonhar. Com apenas nove anos já viu este mundo e o outro como ninguém. Enfrentou as portas do Céu, mas recusou-se a entrar. Não era ainda a sua hora. Regressou à vida para mostrar o seu dom.



Addison, a sua mãe dedicada e protectora, vivenciou os poderes do filho na própria pele, quando ele a curou de um cancro. Nunca mais a sua vida foi igual. Passado pouco tempo, Collin descobre que tem Leucemia e Addison assume uma culpa infundada sobre a doença do filho. 

O rumo da história altera-se com o aparecimento de Nathan, um humilde trabalhador que, numa noite de nevão, oferece os seus aposentos à família Park. A bondade desperta Addison para um novo amor, apesar dos segredos escondidos daquele desconhecido. 

Em pouco tempo, o mundo descobre o segredo de Collin e rapidamente a rua de Addison se enche de pais, avós, tios e primos desesperados por curas que matariam o próprio salvador. A família Park começa uma aventura de fuga ao mundo e ao respectivo pai de Collin, que não olha a meios para conquistar uma fortuna.

"O Dom" desperta no leitor o pensamento sobre as suas próprias qualidades. Demonstra a beleza da vida quando bem vivida. Transforma momentos de desespero em horas de tranquilidade. Acalma a consciência do leitor.

O melhor dom é saber dar sem esperar nada em troca.

Iletradas
Autor     Richard Paul Evans
Publicação    2007
Editora    Saída de Emergência
ISBN    9789896373849