quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cartas a um Jovem Jornalista


Este livro não é destinado apenas àqueles que têm dúvidas em seguir uma carreira na profissão da informação. Também os que já estão inseridos nesse meio, ou até mesmo simples cidadãos anónimos, devem enriquecer a sua cultura com a leitura deste manuscrito.

Quem se aventura pelas cartas de Cébrian a Honório, assim se intitula a personagem fictícia que o questiona sobre as malhas do jornalismo, não se apercebe da distinção entre o destinatário e o próprio leitor. O autor cria um ambiente de intimidade que chega a ser de amizade. 

Cébrian defende que a comunicação é poder e, numa sociedade capitalizada, o jornalista é essencial para proteger os interesses do serviço público. A vocação existe, mas a aptidão para o jornalismo não é mais do que ser curioso em relação ao mundo, ser culto em várias áreas (sabendo admitir a falta de conhecimento), ser lutador e, acima de tudo, ser seduzido pela actualidade. 

Cébrian sustenta que a fronteira entre o íntimo e o público é incerta, mas o direito de informar é soberano.
Face a este cenário de “cinismo moral” é crucial a defesa do profissionalismo. Actualmente, o desejo de aparecer e manipular os meios de comunicação criou um “jornalismo misto de meias verdades com mentiras gigantes”. O autor alerta que os media estão cheios de ruído, sendo urgente uma “limpeza do ofício”.

A obra peca pela ausência de soluções perante várias críticas, como a regulamentação. Além disso, não é explícito como é possível um jornalista ter uma ética moral sem qualquer tipo de formação, já que não considera necessário o curso universitário para o exercício da profissão.

Com o final aberto de Honório cabe a cada um encaixar a sua própria história. “Cartas a um jovem jornalista” envolve o leitor num mundo que não o seu, mas que suavemente invade o pensamento de dúvidas sobre as suas próprias escolhas.

Iletradas
Autor     Juan Luis Cébrian
Publicação    1988
Editora    Bizâncio
ISBN    9789725300176

Sem comentários:

Enviar um comentário