quinta-feira, 28 de julho de 2011

Para a Minha Irmã

Há livros que facilmente caem no esquecimento. Há livros que nos tocam de uma forma simplesmente inexplicável. Este é um deles.

A história retrata uma realidade crescente nos dias de hoje. O dilema, já habitual nos romances de Jodi Picoult, questiona o leitor sobre a importância da vida. Será ético "criar" um ser em prol de outro? Será ético sacrificar o dia-a-dia de uma criança para salvar outra? O que faria o leitor no lugar desta mãe? Tantas perguntas de resposta elaborada.

Sara e Brian Fitzgerald têm dois filhos. Jesse é tímido, revoltado e protagoniza um dos momentos mais chocantes da história. Kate tem apenas dois anos quando lhe é diagnosticada leucemia. Sem outra solução, os pais decidem ter Anna, uma bebé geneticamente modificada para assegurar o bem-estar da irmã.

Tudo corre bem até Anna pedir ajuda a Campbell, um advogado de renome, para instaurar um processo legal, com vista a obter a sua emancipação médica. Sara, também advogada, opta por defender Kate em tribunal. Contudo, os papéis de advogada e de mãe misturam-se e um caso fácil transforma-se em pesadelo.

O drama é contado na primeira pessoa por cada uma das personagens, o que permite uma interiorização "real" de uma história ficcional. O leitor é envolvido num enredo com diversas perspectivas ao mesmo tempo que tenta compreender qual a decisão "mais certa" a tomar.

Um livro imperdível e inesquecível.

FilmIletrado
Cameron Diaz não seria a actriz esperada para o papel de Sara, mas fá-lo e de uma forma brilhante. Porém, a surpresa neste filme não é a mãe, mas a filha. Abigail Breslin, de apenas treze anos, tem uma prestação prodigiosa no papel de Anna. O elenco conta também com Alec Baldwin, Joan Cusack e Thomas Dekker.

O filme de Nick Cassavetes não desilude. O argumento esquece algumas partes importantes, mas não essenciais da história. Na sala de cinema é possível rir, chorar e reflectir. A trama não descura a questão da ética e transmite impecavelmente os sentimentos de cada personagem, tal como no livro.

Este é um caso de perfeita sintonia entre o livro e o filme.
Ambos imperdíveis.

Iletradas
Autor     Jodi Picoult
Publicação    2004
Cinema    2009
Editora    Civilização
ISBN    9789722623704

Sem comentários:

Enviar um comentário