sábado, 30 de julho de 2011

PerfIletrado: Jodi Picoult

Nome Completo Jodi Picoult Lynn

Nascimento 19 de Maio de 1966

Biografia Nasceu e cresceu em  Nesconset, em Long Island e quando tinha treze anos mudou-se para New Hampshire. Estudou Escrita Criativa na Universidade de Princeton. Escreveu o primeiro livro aos cinco anos. Actualmente, tem cerca de catorze milhões de cópias dos seus livros em todo o mundo.


Experiência Profissional Escritora da "DC Comics Wonder Woman". Professora de Inglês. Venceu o Prémio de Melhor Livro de Ficção de Inglaterra (2003).

Obras Publicadas 
Songs of the Humpback Whale (1992)
Hervesting the Heart (1994)
Picture Perfect (1995)
Mercy (1996)
The Pact (1998)
Keeping Faith (1999)
Plain Truth (2000)
Salem Falls (2001)
Perfect Match (2002)
Second Glance (2003)
My Sister's Keeper (2004)
Vanishing Acts (2005)
The Tenth Circle (2006)
Nineteen Minutes (2007)
Change of Heart (2008)
Handle With Care (2009)
House Rules (2010)
Sing You Home (2011) 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Para a Minha Irmã

Há livros que facilmente caem no esquecimento. Há livros que nos tocam de uma forma simplesmente inexplicável. Este é um deles.

A história retrata uma realidade crescente nos dias de hoje. O dilema, já habitual nos romances de Jodi Picoult, questiona o leitor sobre a importância da vida. Será ético "criar" um ser em prol de outro? Será ético sacrificar o dia-a-dia de uma criança para salvar outra? O que faria o leitor no lugar desta mãe? Tantas perguntas de resposta elaborada.

Sara e Brian Fitzgerald têm dois filhos. Jesse é tímido, revoltado e protagoniza um dos momentos mais chocantes da história. Kate tem apenas dois anos quando lhe é diagnosticada leucemia. Sem outra solução, os pais decidem ter Anna, uma bebé geneticamente modificada para assegurar o bem-estar da irmã.

Tudo corre bem até Anna pedir ajuda a Campbell, um advogado de renome, para instaurar um processo legal, com vista a obter a sua emancipação médica. Sara, também advogada, opta por defender Kate em tribunal. Contudo, os papéis de advogada e de mãe misturam-se e um caso fácil transforma-se em pesadelo.

O drama é contado na primeira pessoa por cada uma das personagens, o que permite uma interiorização "real" de uma história ficcional. O leitor é envolvido num enredo com diversas perspectivas ao mesmo tempo que tenta compreender qual a decisão "mais certa" a tomar.

Um livro imperdível e inesquecível.

FilmIletrado
Cameron Diaz não seria a actriz esperada para o papel de Sara, mas fá-lo e de uma forma brilhante. Porém, a surpresa neste filme não é a mãe, mas a filha. Abigail Breslin, de apenas treze anos, tem uma prestação prodigiosa no papel de Anna. O elenco conta também com Alec Baldwin, Joan Cusack e Thomas Dekker.

O filme de Nick Cassavetes não desilude. O argumento esquece algumas partes importantes, mas não essenciais da história. Na sala de cinema é possível rir, chorar e reflectir. A trama não descura a questão da ética e transmite impecavelmente os sentimentos de cada personagem, tal como no livro.

Este é um caso de perfeita sintonia entre o livro e o filme.
Ambos imperdíveis.

Iletradas
Autor     Jodi Picoult
Publicação    2004
Cinema    2009
Editora    Civilização
ISBN    9789722623704

domingo, 24 de julho de 2011

PerfIletrado: António Lobo Antunes


Nome Completo António Lobo Antunes

Nascimento 1 de Setembro de 1942



Biografia Nasceu em Lisboa e provém de uma família da Alta Burguesia. Licenciou-se em Medicina e especializou-se em Psiquiatria. Viveu em Angola (1971 e 1973) como tenente médico do Exército, na Guerra do Ultramar. Venceu Prémio Jerusalém (2005) e Prémio Camões (2007). Comendador da Ordem das Artes e das Letras Francesas (2008).

Experiência Profissional Médico no Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa (até 1985). Dedicou-se totalmente à Escrita relacionada com os problemas psíquicos e históricos.

Obras Publicadas 
Sei Lá (1999)
Memória de Elefante (1979)
Os Cus de Judas (1979)
Conhecimento do Inferno (1980)
A Explicação dos Pássaros (1981)
Fado Alexandrino (1983)
Auto dos Danados (1985)
As Naus (1988)
A Besta do Paraíso (1989)
Tratado das Paixões da Alma (1990)
A Ordem Natural das Coisas (1992)
A Morte de Carlos Gardel (1994)
A História do Hidroavião (1994)
Manual dos Inquisitores (1996)
O Esplendor de Portugal (1997)
Livros de Crónicas (1998)
Exortação aos Crocodilos (1999)
Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura (2000)
Que Farei Quando Tudo Arde? (2001)
Segundo Livro de Crónicas (2002)
Letrinhas das Cantigas (2002)
Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo (2003)
Eu Hei-de Amar uma Pedra (2004)
Cartas da Guerra (2005)
Terceiro Livro de Crónicas (2006)
Ontem Não Te Vi Em Babilónia (2006)
O Meu Nome é Legião (2007)
O Arquipélago da Insónia (2008)
Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar (2009)
Sôbolos Rios Que Vão (2010)
Quarto Livro de Crónicas (2011)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar?

A partida para esta corrida já perspectivava muitos obstáculos.

António Lobo Antunes é uma leitura densa, difícil, assustadora. Cada capítulo parece inacabável. Ideias, pensamentos, factos são a cada linha questionados pelo próprio livro. Como pode o leitor não se debater?

Todas as famílias vivem dramas. Enfim, cada uma tem o seu. Este livro junta uma família ribatejana que vive todas as desgraças possíveis e imaginárias.

A Mãe de cinco filhos vai morrer às seis da tarde de um Domingo de Páscoa chuvoso. Francisco cobiça os bens hereditários. João é pedófilo, foi o único a falar com a mãe ainda na barriga, sendo naturalmente o seu predilecto. Beatriz está grávida e é obrigada a casar nova. Ana é drogada apesar da sua inteligência. Rita morreu nova. O Pai esbanja a fortuna em apostas no número 17 ("que um dia há-de sair").

Uma família atípica. Filhos sem auto-estima. Pessoas que apenas pensam na Morte sem valorizarem a Vida. A história não delicia o leitor, ainda que existam alguns temas interessantes como a inexistência de Deus.

A meta parece nunca mais surgir no horizonte. 
Até que, depois de muito esforço, a fita é cortada em duas partes. 
Finalmente, a meta ficou para trás.

Iletradas
Autor     António Lobo Antunes
Publicação    2009
Editora    D. Quixote
ISBN    9789722038676

sexta-feira, 15 de julho de 2011

PerfIletrado: Cecelia Ahern

Nome Completo Cecelia Ahern

Nascimento 30 de Setembro de 1981

Biografia Nasceu em Dublin, na Irlanda. É filha de Bertie Ahern, actual Chefe de Governo da República da Irlanda. Licenciou-se me Jornalismo e Multimédia. Já vendeu mais de seis milhões de livros, que foram traduzidos em 45 línguas. 


Experiência Profissional Publicou o primeiro romance, "P.S. - I Love You" com apenas 21 anos. "Terceiro lugar na final Irlandesa do Festival Eurovisão da Canção com o grupo "Shimma" (2000). 

Obras Publicadas 
P.S. - Eu Amo-te (2004)
Onde Terminam os Arco-Íris (2005)
Se me Pudesses Ver Agora (2005)
Um Lugar Chamado Aqui (2006)
A Prenda (2009)
O Livro de Amanhã (2009)
Obrigada pelas Recordações (2010)

P.S. - Eu Amo-te

Amar não é fácil. Perder um grande Amor é difícil. Sobreviver parece ser impossível.

Gerry, o amor da vida de Holly, mostrou-lhe a verdadeira felicidade. Todas as noites, sem excepção, questionavam: quem se levanta para apagar a luz? O ritual, que parecia não terminar, traduz a teimosia de uma cumplicidade inimaginável.

Subitamente, Holly é obrigada a aprender a viver sem Gerry, mas este não a deixou sozinha. De forma engenhosa, meticulosa e cuidadosa Gerry continua ao lado de Holly mesmo após a sua morte.

As cartas escondidas, as marcações prévias, os recados ajudam Holly a enfrentar o futuro com um sorriso.

Cecelia Ahern, apesar da tenra idade, consegue tocar corações e espalhar por todo o mundo a sua história de Amor. Ainda que fictícia, a paixão de Holly arrebata o coração do leitor.

Sobreviver pode parecer impossível, mas não o é.
Porque o mais importante fica por dizer.

FilmIletrado

O filme de Richard LaGravenese é um retrato do livro. Tal como olhá-lo ao espelho.

A história é mantida na totalidade e os sentimentos transmitidos na perfeição. Poderia ser apenas mais um filme sobre o Amor. Poderia ser apenas mais um Amor impossível. Em vez disso, é um filme sobre a possibilidade de sobreviver e voltar a Amar.

A personagem principal, Holly, é interpretada por Hillary Swank, já conhecida do Grande Ecrã. Gerard Butler, habituado a filmes de comédia, representa Gerry, o homem apaixonado que partiu cedo demais.

O elenco conta ainda com Lisa Kudrow, Harry Connick Jr. e Gina Gershon.


Iletradas
Autor     Cecelia Ahern
Publicação    2004
Cinema    2007
Editora    Presença, Colecção Champanhe e Morangos
ISBN    9789722623704

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Dia em que Te Esqueci

Como esquecer um amor (im)perfeito? Como seguir em frente quando o passado nos prende a memórias que parecem reais? Como sobreviver a um desgosto inesperado?

Este livro não responde a estas questões. Apenas descreve os sentimentos escondidos de um amor não correspondido. A leitura transmite uma sensação de proximidade e até de personificação do leitor.

A história não ensina (e muito menos aconselha) a esquecer o passado. O seu verdadeiro ensinamento é contornar a saudade. Aprender com os erros, interpretar os sinais verbais e não-verbais e, por fim, construir um novo amor "corrigido". Enfim, guardar alguém especial num cantinho do coração e viver o presente sem esquecer o passado.

É um livro aconselhável para os que desconhecem o verdadeiro Amor, para aqueles que já sofreram (e ainda sofrem) uma perda e para aqueles que querem compreender o que o Coração sussurra.

Um livro bonito por fora e por dentro.
Nem todas as pessoas podem ser felizes para sempre, mas a maioria pode partir à descoberta de uma felicidade que julgava ser inexistente.

Iletradas
Autor     Margarida Rebelo Pinto
Publicação    2009
Editora    Oficina do Livro
ISBN    9789895554966

quarta-feira, 6 de julho de 2011

PerfIletrado: Margarida Rebelo Pinto

Nome Completo Margarida Rebelo Pinto
Nascimento 7 de Junho de 1965

Biografia Nasceu e cresceu em Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica de Lisboa.

Experiência Profissional Jornalista de "O Independente", "Se7e", "Marie Claire" e "Diário de Notícias". Repórter da RTP1 e cronista da revista "Elle". Como escritora tem obras publicadas na Espanha, Brasil, Países Baixos, Bélgica, Alemanha e Lituânia. Autora do telefilme "Um Passeio no Parque". 

Obras Publicadas 
Sei Lá (1999)
Herman Superstar (1999)
Não há Coincidências (2000)
As Crónicas de Margarida (2000)
Alma de Pássaro (2002)
Artista de Circo (2002)
I'm in Love With a Pop Star (2003)
Nazarenas e Matrioskas (2004)
Pessoas Como Nós (2005)
Diário da Tua Ausência (2006)
Vou Contar-te um Segredo (2006)
A Rapariga que Perdeu o Coração (2007)
Gugui, o Dragão Azul (2008)
Português Suave (2008)
Onde Reside o Amor (2008)
O Dia em Que Te Esqueci (2009)
A Minha Casa é o Teu Coração (2010)