sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Filha do Capitão

Um livro. Duas histórias que se fundem numa só.

A vida de Afonso podia ser um filme ou uma novela, mas para já é apenas um livro. Ainda jovem, apaixona-se por Carolina, mas, como é rapaz de poucas posses, a mãe da pretendida paga-lhe os estudos num Seminário em Braga, onde se apaixona pela Filosofia.

De regresso a Lisboa, reencontra Carolina e o amor reacende-se. Contudo, Isilda, a mãe da jovem, rapidamente trava a paixão, enviando Afonso para o Exército. No regresso, mais uma vez, depara-se com uma notícia inesperada: Carolina está noiva de um rapaz de boas famílias.

Agnés teve uma adolescência normal. Nasceu em Lille e estudou Medicina.  Entretanto, conhece Serge, com quem acaba por casar. Passados três meses, o seu esposo morre na I Guerra Mundial e Agnés fica viúva com apenas 23 anos. E, porque a vida não pára, pouco tempo depois volta a casar, desta vez com o Barão Redier, que a ajudou finda a guerra.

É na mansão do novo casal que Afonso conhece Agnés. A paixão é imediata e o desejo de desvendar o mistério daquele mulher é inevitável. O Barão acaba por descobrir o "affair", mas Agnés foge para os braços de Afonso. É com base nestes factos que se inicia a história de um amor à distância, com barreiras de betão devido à guerra.

Em paralelo à história das personagens, "A Filha do Capitão" debate diversos temas da sociedade actual, como, por exemplo, a existência de Deus, a invenção de uma guerra e a futilidade da morte patriótica. O livro promove a reflexão sobre a guerra e o papel do Homem na sua própria vida ("Mata um homem por dinheiro e és um criminoso. Mata mil homens por uma ideia e és um génio"). Para além disso, retrata o quotidiano dos soldados portugueses, numa guerra injustificada e de sofrimento para jovens e famílias. O Exército Português é caracterizado como frágil e gozado por todos.

Um livro épico que ajuda a compreender o passado e desperta a reflexão sobre o futuro.

Iletradas
Autor     José Rodrigues dos Santos
Publicação    2004
Editora    Gradiva
ISBN    9789726629948

Sem comentários:

Enviar um comentário