quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OpIletrado: Quanto custa ler em Portugal?

Se entrarmos na FNAC, na Bertrand ou em qualquer outra livraria e perdermos um minuto para efectivamente observar os preços estampados na contra-capa dos livros, rapidamente nos apercebemos de que os algarismos se traduzem numa excentricidade.

Romances, Biografias, Livros de Bolso. Seja qual for o nosso gosto literário, o desgosto no preço é uma constante. Muitos dizem que é urgente uma nova alfabetização. Desta vez, não se trata de ensinar a ler e escrever, mas a saber ler, interpretar e escrever. O hábito da leitura deve ser transmitido às crianças, sobre este facto todos concordamos. Ultrapassada esta barreira, como sustentar posteriormente este hábito?

A leitura evolui com o crescimento. Os interesses mudam. Os gostos literários consolidam-se. Ainda assim, quem aprecia livros sabe que as páginas se devoram num abrir e fechar de olhos. Esta situação leva-nos ao verdadeiro paradigma: o leitor apaixonado anseia pelo próximo livro, pela próxima história, mas depara-se  com uma despesa elevada ao fim do mês.

Apesar de existirem Feiras do Livro por todo o país, os "saldos" ou "promoções" não se assemelham a tal. Muitas vezes, os livros permanecem caros. E, pior do que isto, inúmeros livros de autores nacionais são ainda mais dispendiosos do que a Literatura Estrangeira. Nem os livros de bolso escapam a esta realidade.

Para quem, tal como eu, entra numa livraria e tem vontade de levar todas as prateleiras para casa, é inevitável o aparecimento desta questão: como alimentar esta paixão? Gostaria de encontrar a solução, mas, infelizmente, é desconhecida.

Enfim, custa ser culto literário em Portugal.

1 comentário:

  1. Os da Taschen costumam ter um preço bastante agradável. Tudo que é fotografia, arquitectura ou arte, conseguem ter preços francamente agradáveis (tendo em conta a qualidade de impressão e papel necessários para estas obras).

    Mas concordo. O resto é francamente excessivo. Ler é cada vez mais um luxo. Eu pessoalmente, vou tentando pescar alguns clássicos e alguns mais recentes que me são recomendados (Haruki Murakami é awesome :D)

    Mas aquilo que vejo é pessoal a comprar livros muitas vezes quase como quem compra fruta, discriminando pelo preço e não pelo autor / obra, como idealmente devia ser. Significa apenas que as pessoas também notam que ler é um luxo mas não querem abdicar dele. Felizmente temos blogs em que ler é de borla (embora não possam ser comparados) :P

    ResponderEliminar